Você provavelmente já usou ou conhece algum produto que conta com óleos essenciais. Shampoos, sabonetes, maquiagem, cremes e até produtos de limpeza naturais podem contar com óleos essenciais!
As suas utilidades e aplicações são inúmeras e suas variedades ainda mais!
Os óleos essenciais têm deliciosas fragrâncias, auxiliam a reduzir o estresse, tratam infecções e fungos e ainda ajudam você a dormir melhor e a regular o ciclo do sono.
Quando utiliza produtos com óleos essenciais, independente da sua função, está optando por composições que prezam pelo natural.
Os benefícios aparecem de diversas formas, seja reduzindo alergias, minimizando o contato com químicos ou visando o bem-estar da pele que entra em contato com o produto.
Quer saber exatamente o que são óleos essenciais e os principais benefícios da substância?
Então, vem com a gente!
O que são óleos essenciais?
Óleos essenciais são extratos concentrados que são retirados de plantas, geralmente, através de um processo chamado de destilação.
Os óleos essenciais são comumente compostos de terpenos, substâncias que podem ser extraídas de diversas partes das plantas.
Basicamente, a técnica separa as substâncias da fonte, como as flores, por exemplo, transformando a essência de uma planta em um líquido para usos medicinais e recreativos.
Existe uma enorme variedade de óleos essenciais disponíveis no mercado hoje, e sua utilização começou a milhares de anos atrás.
Alguns óleos são apreciados por seu aroma incrivelmente agradável, enquanto outros podem proporcionar tratamentos curativos para dores crônicas, ansiedade, insônia, depressão, e muito mais! É interessante o poder que a natureza tem, né?
A produção dos óleos essenciais não é tão simples quanto pode parecer. Para se extrair 500 gramas de óleo essencial de lavanda, por exemplo, são necessários mais de 90 kg de flores de lavanda.
Muita coisa, não é mesmo?
Elas são extraídas por diferentes métodos, como:
- hidrodestilação;
- destilação a vapor;
- prensagem (cítricos).
Para que servem os óleos essenciais?
De maneira geral, os óleos essenciais servem para produzir diferentes composições dentro da indústria, seja na fabricação de produtos de limpeza, de cosméticos, entre outros.
Eles também são usados de forma concentrada, como parte da aromaterapia e possuem diversos benefícios dentro da medicina alternativa.
Cada fragrância possui particularidades e é usada de acordo com suas propriedades. Seja para acalmar, desinfetar, estimular, afastar insetos e bactérias, entre outras funções.
Veremos sobre as propriedades de cada óleo essencial de forma mais completa logo adiante.
Nas plantas, os óleos essenciais produzidos por elas são utilizados ou para atrair insetos para sua polinização ou para afastar organismos indesejados, como fungos e predadores.
Quais as principais características dos óleos essenciais?
Os óleos essenciais são substâncias voláteis, com textura líquida e oleosa.
Eles costumam ter como solventes o éter e o álcool puro. As cores do líquido dependem do composto do qual foi extraído, mas costumam ser transparentes ou amarelados.
Já quanto à sua estabilidade, se caracterizam por ser instáveis na presença de luz, ar, umidade, calor e metais. Ou seja, eles podem ter sua natureza alterada na presença das substâncias citadas.
Qual é a diferença entre óleos essenciais e óleos vegetais?
A principal diferença está na sua composição e, consequentemente, no uso de cada tipo de óleo.
Enquanto, os óleos essenciais são usados na indústria cosmética, os óleos vegetais são usados na gastronomia.
Alguns exemplos de óleos vegetais amplamente conhecidos e utilizados são o óleo de girassol e de soja, por exemplo. Já os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas como a lavanda e o eucalipto.
Os óleos vegetais também costumam ter mais viscosidade e são mais espessos, enquanto os essenciais são mais leves e voláteis.
E para terminar, os primeiros costumam ser extraídos da semente e dos frutos da planta, vide o óleo de oliva, por exemplo, extraído da azeitona que é o fruto da oliveira.
Já os essenciais vêm do caule, raízes, flores e folhas do vegetal.